Aqui criança é prioridade.
Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a Democracia

Porque será que que Copenhague e a cidade mais habitável e uma das mais seguras do mundo? Aqui todas as crianças estão na escola e ha muito respeito por elas. E a terra dos contos de fadas, onde Hans Christian Andersen dedicou-se a escrever vários contos infantis e educativos famosos, terra da Pequena Sereia, heroína infantil cujo maior valor e a Familia. Ha uma estatua da Sereinha olhando para o mar significando a esperança de encontrar seus familiares.
O dinamarquês e modesto, apesar de rico, pontual e valoriza acima de tudo a igualdade. Desde 1989 permite e reconhece o casamento igualitário, 99% da população acima de 15 anos e alfabetizada, e embora 78% seja de membros da Igreja Nacional de origem luterana, respeita todas as religiões. É por essas razoes considerado o pais mais feliz do mundo.
Mas o que se destaca nessa cultura eslava e o respeito as suas crianças e adolescentes. A industria de brinquedos pensa na criança como uma pessoa em desenvolvimento importante para a formação do povo. A Lego e daqui e é, sem duvida uma forma de brincar construindo o caráter da criança. As escolas sao projetadas de forma aberta para a comunidade, sem paredes que aprisionamos crianças. A grade curricular e livre e construída pelos educandos e educadores. A arquitetura e ousada e livre, por isso é campeã em design.
Recentemente o caso de um jovem que matou seu professor de música despertou o debate sobre a redução da maioridade penal que é de 16 anos. Em todo mundo sempre os casos pontuais e excepcionais despertam esse debate. Mas ha grandes diferenças entre o que a Dinamarca oferece a seus jovens cidadãos e o que o Brasil nao oferece. Basta dizer que todos se respeitam e acima dos 15 anos todos sao alfabetizados, enquanto aqui ha uma prisão seletiva de negros e pobres e reina o desrespeito aos direitos fundamentais e a baixa escolaridade dos eleitos a pena de exclusão social.