EXCOLA DA MAGISTRATURA.

SIRO DARLAN, DESEMBARGADOR DO Tribunal de Justiça e estagiário da Escola Superior de Guerra.

O Desembargador Claudio Vianna concebeu a Escola da Magistratura com a finalidade de reciclar e melhor preparar os magistrados do Rio de Janeiro de forma pioneira e exemplar. Desde então a Escola da Magistratura foi dirigida por competentes diretores que a aperfeiçoaram transformando-a em paradigma e modelo para outras Escolas do Brasil e até mesmo para a Escola Nacional da Magistratura.

Durante anos a Escola formou juízes e fez o acompanhamento de diversos iniciantes durante o estágio probatório não chegando à perfeição porque se destinou mais ao preparo dos concursados do que para o aperfeiçoamento dos juízes, transformando-se em alguns momentos em um privilegiado cursinho preparatório.

O aperfeiçoamento dessa instituição de ensino e especialização passou por uma abertura para a discussão de diversos temas de interesse da sociedade através das comissões temáticas e poderia atingir seus objetivos mais específicos se não tivesse sido transferido do centro da cidade para a terra do nada.

A transferência abrupta e intempestiva da Escola da Magistratura para o bairro da saúde pode ter sido o ato que marcará o encerramento de suas atividades se não houver uma rápida reversão para o local de origem.

Embora possa ter havido uma boa fé, a decisão sem um debate mais amplo entre os magistrados está demonstrando um grave equívoco, uma vez que a Escola está se esvaziando de mestres a alunos que se recusam a trabalhar em local sem estrutura de transporte e de alimentação. O local não oferece segurança e isso tem inviabilizado os cursos noturnos e vespertinos.

A transferência, se não contou com um amplo e democrático debate entre os interessados, e com a silenciosa conivência de seu então diretor, precisa ser reavaliada e revertida a decisão pelo atual Presidente que coincidentemente foi seu último diretor, antes que seja tarde e não se possa mais trocar o x pelo s da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro.