siro (1) Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça e Membro da Associação Juízes para a Democracia.

 

 

Já fez sua lista de presentes? O Natal é o símbolo da doação de um Deus aos humanos. Seria o caso de aproveitarmos a data para nos doar mais uns aos outros. Mas o mundo capitalista ‘coisificou’ o amor e o traduziu em bens para fazer a moeda mobilizar o mercado. Chegará o dia em que todos perceberão que a maior felicidade que podemos sentir é a de servir. Ser útil aos outros cria em nós uma sensação de paz, de alegria, de dever cumprido. Antes servir do que ser servido. Não existe sensação melhor do que a de levar conforto, palavras de carinho e amor a alguém que esteja passando por dificuldades.

                         0   O Natal devia ser o tempo de doação ao próximo. Aproveitar para reciclar nossa capacidade de doação e entrega. Visitar instituições que atendem os mais vulneráveis. Levar as crianças para conhecer outras realidades de seres humanos em desenvolvimento como elas que não possuem as mesmas facilidades. Não possuem famílias bem constituídas. Escolas de qualidade, lar para ser cuidado, brinquedos para brincar. Servir sempre com alegria. Trazer a confiança e a esperança para alguém que não acredita mais na vida e nas coisas boas nos causa um prazer inenarrável.

                          0  A mensagem do Presépio é muito forte porque traz o contraste de um Deus todo poderoso que nasce em meio à rejeição e a vulnerabilidade de um berço de palha. Essa é uma lição de que todos necessitamos uns dos outros. Há momentos para sermos servidos assim como outras ocasiões em que precisamos ser servidores.

                            0Se há pessoas que infelizmente só têm olhos para si mesmas. Só elas têm problemas, somente elas sofrem. São as vitimas eternas. Todos estão errados e só elas estão certas. Todos são felizes e para elas só sobra a infelicidade. São pessoas que tem por hábito reclamar de tudo e de todos sempre. Para elas não existe dia bom.

                   0Pare um pouco e olhe para o Presépio e ao seu redor. Comece a ver a vida de outras pessoas à sua volta. Olhe e verá que muitas vezes você estará reclamando de um fato de menor importância enquanto outros têm problemas muito maiores. Você estará reclamando dos familiares e dos amigos e ao seu lado existe alguém solitário, sem parentes nem amigos para lhe dizer palavras de carinho e conforto, para dividir uma alegria ou uma dor. Servir ao próximo é servir a Deus, pois Ele conta conosco para amparar, auxiliar, confortar, amenizar a dor do próximo.

                           0 Aproveitemos o Natal para refletir na solidariedade que é a verdadeira mensagem que nos traz o Presépio para homens e mulheres de boa vontade.