siro (1)Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a Democracia.

                  1 Estudava como bolsista no Colégio Santo Agostinho nos anos 60 quando conheci Frei Antonio ( foto) , um espanhol de Navarra nascido em 1919. Parecia que estava no Brasil desde sempre, pois falava português sem qualquer sotaque. Amava a música e pregava como poucos. Um orador privilegiado que tinha uma linguagem accessível tanto que tinha um programa denominado Sementes de vida eterna as sextas feiras e domingos na Radio Vera Cruz com uma audiência invejável para a época.

                   1Além de professor de matemática, lecionava também música e como aluno de Villa Lobos era sempre o primeiro colocado da turma, com média 9,67 e fora homenageado com a composição de um Hino a Santo Agostinho dedicado pelo grande compositor brasileiro ao querido Frei Antonio. Minha empatia com esse sacerdote foi imediata e passei a contar com suas preciosas orientações espirituais e materiais. Ele estava sempre risonho e simpático, vestido de hábito negro e cingido com a correia da ordem a quem pertence. Sua alegria contagiante e sua retórica fácil e fluente enchiam as missas de domingo para ouvir suas encantadoras homilias.

                   1Sua personalidade dinâmica, cativante e equilibrada foi fundamental para minha formação humanista e equilíbrio nos passos hesitantes da juventude. Era ainda exímio jogador de xadrez e nos estimulava a aprender o jogo como uma forma de abrir a inteligência e robustecer a perseverança.

                   1Conviveu com um câncer durante anos, mas nunca perdeu a alegria e o sorriso permaneceu em sua face enfrentando a doença com a mesma determinação e aceitação, mas nunca entrega. Perdi um verdadeiro Pai, aliás, o único que conheci, mas ficaram seus exemplos e lições de vida. A homenagem que presto a esse sacerdote 13 anos depois de sua partida serve como um resgate da gratidão que lhe devo. Santo Agostinho ao criar sua ordem talvez não imaginasse que seus adeptos iriam trabalhar numa terra tão diferente e plantar sementes tão importantes de solidariedade e fraternidade entre os irmãos leigos e religiosos.