siro (1)Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça e Membro da Associação Juízes para a Democracia.

 

1                                   Natal é tempo de reflexão sobre a vida em nossa Casa Comum. Trocamos presentes e afagos, mas o tempo de olhar para a natureza que nos cerca exige a responsabilidade não apenas com os de nossa geração, mas, sobretudo a herança que deixaremos para o futuro. Nas últimas décadas nossos passos foram acelerados e alcançamos um nível de conforto e progresso sem o cuidado necessário com as coisas mais simples.

1                                   O consumismo que domina as relações humanas tem-nos afastado do convívio fraterno com nossos semelhantes, assim como do prazer de desfrutar outros prazeres na natureza, na música, nas artes. A busca da felicidade exige que procuremos limitar algumas futilidades que nos entorpecem em benefício de curtir as inúmeras possibilidades que a vida oferece.

 1                                  O Tribunal de Justiça do Rio firmou um compromisso com a sustentabilidade na busca de um uso racional dos recursos naturais, um melhor gerenciamento dos resíduos e uma campanha de educação e sensibilização ambientais. Esse compromisso do judiciário fluminense deve vir acompanhando de ações de sustentabilidade concretas que incluam o compromisso de aplicar as leis de proteção do meio ambiente com o olhar preferencial de proteção à natureza. Não pode a justiça ser conivente com empreitadas governamentais e privadas que visam a busca do lucro imobiliário em detrimento de uma real sustentabilidade.

 1                                  Por outro lado com o conjunto de 150 imóveis espalhados em sua área de jurisdição já era hora de aplicar as regras de sustentabilidade através da utilização da energia solar, economizando em energia poluente, o reaproveitamento das águas utilizadas na limpeza, assim como a colheita das águas pluviais, utilização de uma arquitetura que favoreça a economia de energia e um sistema de gerenciamento dos resíduos que possam produzir outras formas de energia e recursos que podem ser aplicados na educação e sensibilização ambiental.

 1                                  A palestra do Reitor da PUC Padre Josafá de Siqueira foi um convite à prática dessa tarefa que precisa ir além dos umbrais acadêmicos e buscar, enquanto há tempo um resgate dessa imensa dívida com o meio ambiente que é um bem coletivo e patrimônio de toda humanidade, além de responsabilidade de todos.