COMBATE AS DROGAS REQUER METAS REALISTAS.
1. EVIDÊNCIAS DO FRACASSO DA GUERA ÀS DROGAS DECLARAO PELO PRESIDENTE NIXON.
2. NÚMEROS DEMOSNTRAM SER IMPOSSIVEL VENCER MILITARMENTE ESSA GUERRA, APESAR DE BILHÕES DE DÓLARES INVESTIDOS COM ESSE OBJETIVO.
3. SEGUNDO A ONU EXISTEM 272 MILHÕES DE USUÁRIOS DE DROGAS ILEGAIS, DOS QUAIS 250 MIL MORREM A CADA ANO.
4. LUCROS COM O TRÁFICO DE COCAÍNA ESTIMADO EM US$85 BILHÕES, OU 8 VEZES O LUCRO DA COCA COLA EM 2010.
5. NO MÉXICO 40 MIL PESSOAS FORAM MORTAS NOS ÚLTIMOS 4 E 1/2 ANOS. MESMO APÓS A PRISÃO DE LÍDERES DOS 37 CARTÉIS, A VIOLÊNCIA E O TRÁDFICO CONTINUAM.
6. NA AMÉRICA CENTRAL A VIOLÊNCIA SUPERA A SITUAÇÃO DO IRAQUE E DO AFGANISTÃO.
7. EL SALVADOR, PAÍS MAIS VIOLENTO, 71 HOMICÍDIOS POR 100, CONTRA 25 NO BRASIL. MENOS DE 6 NOS EUA E MENOS DE 2 NA EUROPA. SEGUNDO O BANCO MUNDIAL A AMÉRICA CENTRAL GASTA 8% DO PIB NA GUERRA ÀS DROGAS.
8. MAIOR FRACASSO NO AFGANISTÃO. CEM MIL SOLDADOS DOS EUS E OTAN NÃO REDUZIRAM A PRODUÇÃO DE ÓPIO, RESPONSÁVEL POR 2/3 DA OFERTA GLOBAL.
9. ÚNICO CASO DE RELATIVO SUCESSO E O DA COLÔMBIA, ONDE A PRESENÇA AMERICANDA REDEUZIU OS HOMICIDIOS, MAS NÃO A EXPORTAÇÃO DE DROGAS ILEGAIS.
10. A DESCRIMINALIZAÇÃO DE DROGAS LEVES É UMA ALTERNATIVA NA BUSCA DE METAS MAIS REALISTAS, COMO ESTÁ ACONTECENDO EM PAÍSES COMO URUGUAI, PORTUGAL E HOLANDA, QUE ESTÃO COLHENDO BONS RESULTADOS.
11. A DECLARAÇÃO DO RIO DE JANEIRO FIRMADA POR PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA DE 17 PAÍSES AFIMA QUE JÁ NÃO SE SATISFAZEM COM A DOUTRINA DA “Guerra às Drogas”. PROPÕE A DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS COMO ALTERNATIVA.
12. PROPÕEM QUE É POSSIVEL SUPERAR OS MALEFÍCIOS CRIADOS PELA CHAMADA “GUERRA ÀS DROGAS”. AO INVÉS DE LUTAR A FOGO E SANGUE PELA FANTASIA DE UM MUNDO SEM DROGAS, QUEREM TRABALHAR COM METAS MAIS OBJETIVAS, PELA REDUÇÃO DOS EFIRTOS NOÇIVOS, SEJA PARA O INDIVÍDUO OU PARA A COLETIVIDADE.
13. ESTATÍSTICA CRIMINAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO RIO DE JANEIRO EM 2010:
PRIMEIRA INSTÂNCIA : 21.481 ILÍCITOS LIGADOS ÀS DROGAS
SEGUNDA INSTÂNCIA : 1.950 (9,1%)