Só vingança, vingança, vingança aos santos clamar!

Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação Juízes para a Democracia.

 

                        Lupicínio Rodrigues já cantava em sua dor de cotovelo sua ânsia de vingança. O espirito de vingança tomou conta de nossa sociedade de uma forma desumana. Já não se fala do espirito cristão de compreensão, misericórdia e perdão. Tudo se resume na vingança, que volta a ser a finalidade maior da pena aplicada pela justiça. Poucos são os que querem discutir alternativas na busca da paz social. O investimento na prevenção para evitar os danos que os crimes causam não entram na pauta de prioridades. Nietzsche afirmava que um homem cheio de ódio e sentimento de vingança acaba carregando consigo um sofrimento crônico, um envenenamento tão mais intenso quanto maior for seu sentimento de impotência, de fraqueza vital.

sicvinganca06

                        Quando aparece alguém com um discurso restaurador das relações humanas é torpedeado por frases de efeito que o qualifica como defensor de bandidos. Ora é tão cristalino que ninguém é favor do crime ou de criminosos que é uma afronta à própria inteligência dos que assim pensam. O que precisa mudar é a mentalidade ultrapassada por diversos processos civilizatórios da Lei do Talião do ”olho por olho, dente por dente”. O clamor por justiça nesses casos se transforma em máscara por um desejo de vingança.

frase-a-justica-e-a-vinganca-do-homem-em-sociedade-como-a-vinganca-e-a-justica-do-homem-em-estado-epicuro-99987

                        Os métodos modernos de resolução de conflitos têm apontado maior eficácia quando o criminoso é levado a assumir a responsabilidade pelo crime praticado e busca a redução dos danos causados às vítimas através da restauração das relações. Foi esse o método escolhido para restabelecer a paz na Colômbia. Após anos de mortes de ambos os lados, busca-se o restabelecimento da paz que não foi compreendido pelo povo colombiano que a rejeitou em referendo popular. Já vivemos essa experiência quando após longo período de exceção constitucional aprovamos a anistia para ambos os lados.

                        O perdão coletivo e mútuo operou a pacificação da sociedade brasileira. Ainda hoje há os que não concordam e reclamam que devia ter havido punição para os crimes praticados pelos golpistas de 1964 e outros que reclamam a punição para os que resistiram à quebra da ordem legalmente estabelecida. O fato é que graças à anistia conquistamos a volta ao regime democrático. A ideia de fazer justiça contemporânea aproxima-se cada vez mais do desejo de “fazer pagar”. Essa não é a melhor forma de pacificar a sociedade e resolver os conflitos, por isso estamos multiplicando cada vez mais as ações no judiciário.

frase-ai-que-vale-a-vinganca-pobre-amigo-se-na-vinganca-a-honra-nao-se-lava-castro-alves-96810

                        É preciso que tenhamos a coragem de dar o salto civilizatório rasgando essa teia que nos prende aos sentimentos negativos e como afirma Nietzsche “atrair para fora da mentirosa toca e que a vingança que ocultais jorre da vossa palavra “justiça”. Pois que o homem seja redimido da vingança: é esta, para mim, a ponte que conduz à mais elevada esperança e um arco-íris após longos temporais”.