O Nascimento que nos renova.

Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação Juízes para a democracia.

                                   Ufa, ao ano esta terminando. Foram muitas quedas e parece que tudo está dando errado, mas olhando para o lado cheio do copo, observo quantas coisas maravilhosas tem acontecido e que jamais teriam acontecido se tudo estivesse monotonamente dando certo. As festas de final de ano costumam ser ruidosas, mas é preciso que dediquemos um tempo para o silêncio, para ver se conseguimos ouvir a voz do Amor. Quando amamos, percebemos que, em qualquer circunstância, estamos na hora certa, no lugar certo e com as pessoas que efetivamente amamos.

                                   Essa é a época de renascimento, de reaquecimento para deixar que a nova luz do sol que brilha nos primeiros raios do ano é capaz de nos relaxar e deixar que essa nova vida renovada penetre em nossas almas revigoradas para perceber que o sofrimento emocional é um sinal de que somos capazes de contestar nossas “verdades” para crescer em humildade e respeito às diferenças. Quando você reconhece suas fraquezas, você identifica suas fortalezas para resistir aos ventos e as dificuldades da vida. Então você para de desejar que sua vida seja diferente e identifica melhor tudo que contribui para o seu crescimento.

300px-nativity_tree2011

                                   A vaidade e a avareza ficam pequenas quando você é capaz de olhar o próximo como seu irmão que precisa de seu calor e de seu respeito e compreensão, assim seu mundo fica mais colorido e diversificado, quando você é capaz de aceitar o outro como ele é. Quando você desiste de querer ter sempre razão, você erra menos e consegue reunir mais gente ao seu redor e congregar mais. Ainda que sejamos tentados a olhar para o passado e se preocupar com o futuro, é no presente que estamos vivendo, é agora que a vida está acontecendo, por isso nosso presente tem que ser de bondade, de paciência, alegria e generosidade.

14445038_1795785930705885_3342960746175192123_o

                                   Os problemas de nosso cotidiano que nos atormentam e decepcionam são vencidos quando olhamos para fora de nossa janela e somos capazes de enxergar nas outras pessoas que têm coração e sentimentos que precisam encontrar ressonância em nossos sentimentos de paz, justiça e amor. Porque sem amor, sem carinho e sem verdadeiros amigos a vida se torna sem sentido e amarga. Ser feliz é reconhecer que só alcança sua harmonia interior quando se comporta como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano indistintamente quando você coloca em suas mãos gestos de amor que são capazes de construir a cada manhã o milagre da vida.