DEMOCRACIA JÁ.
SIRO DARLAN, DESEMBARGADOR DO Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a democracia.

O Presidente do TJRJ Mané O Breve, como se autodenomina, após haver contado mais uma de suas piadinhas na posse do novo Presidente da AMAERJ, dessa vez desrespeitando um colega presente que fora vítima de um atentado a bomba, reconheceu após um ano de administração que a Primeira Instância está abandonada.
Contou que ao visitar o gabinete de um juiz instalado em um cubículo de seis metros quadrados, onde havia uma mesa e quatro cadeiras, duas delas ocupadas com pilhas de processos, chegou á conclusão que precisava investir no Primeiro grau e resolveu construir mais Fóruns no interior.
É provável que leve mais um ano para descobrir em que gavetas foram esquecidos os ofícios enviados por Patricia Acioli pedindo segurança, que talvez tivesse impedido o seu sacrifício, sobretudo se tivesse desviado alguns de seus doze batedores para fazer a segurança dela.
Levara mais tempo ainda para descobrir que uma das causas do descuido com os magistrados de primeiro grau é a falta de prioridade orçamentária que leva a destinar tantos recursos públicos para a construção e manutenção de um heliporto que serve apenas a um magistrado, já que nenhum outro possui helicóptero.
A solução para problemas dessa natureza passa necessariamente pela democratização da escolha dos administradores dos Tribunais de Justiça, mudando o atual sistema monárquico e ultrapassado por um sistema republicano onde todos os magistrados possam participar do pleito democrático de escolha dos administradores comprometidos com a causa pública.