Alyrio Cavalieri, o Anjo protetor das crianças.

É costume no Brasil que o reconhecimento e as homenagens sejam post mortem. Mas o Desembargador Alyrio Cavalieri, hoje com 92 anos merece esse reconhecimento em vida. Passados já tantos anos de sua exitosa atuação na Justiça das Crianças e Adolescentes, esse magistrado que dedicou e ainda dedica a sua vida na defesa dos direitos dessa desprotegida camada da população, foi o autor do Código de Menores, Ergueu, graças ao poder político que desfrutava no cargo que exerceu o prédio onde hoje está instalado o Juizado da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro.
Levou a causa das crianças aos mais importantes Tribunais do planeta ao fundar e se filiar à Associação Internacional dos Juízes de Menores. Manteve na pauta da mídia a causa da criança. E, embora tenha feito diversas ressalvas ao advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, continua sendo um dos principais artífices de seu aperfeiçoamento.
Como é costume nos Tribunais, custou a ter seu mérito reconhecido, porque dado a importância social que tem um Juiz da Infância e da Juventude, e pelo trabalho individual de Alyrio, foi um magistrado muito invejado, e muito mais conhecido na sociedade do que qualquer outro de sua geração.
O trabalho de Alyrio Cavalieri, no alto de sua humildade e dedicação ás crianças transcendeu os limites da Justiça do Rio de Janeiro e foi uma lição para todo e qualquer magistrado que deseje um dia trabalhar com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.