INCLUSÃO É DIREITO DE TODA PESSOA.
Siro Darlan, desembargador e Membro da Associação Juízes para a democracia.

O princípio da dignidade da pessoa humana é o lema de nossa Constituição e exige o respeito pela dignidade inerente, independente da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, a autonomia individual. A não discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade. O respeito pelas diferenças e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade.
Em especial é preciso que haja igualdade de oportunidades, acessibilidade; igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência e pelo seu direito a preservar sua identidade.
O Brasil, como signatário da Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência assumiu o compromisso de assegurar e promover a plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência.
Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos, inclusive todas as medidas legislativas necessárias para modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes e práticas vigentes que constituírem discriminação contra pessoas com deficiência, e levar em conta, em todos os programas e políticas, a proteção e a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência.
Comprometeu-se ainda a tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada.
É preciso reconhecer que a deficiência é um conceito em evolução e que resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Portanto, se desejamos viver numa sociedade inclusiva e justa precisamos laborar para que os direitos das pessoas portadoras de deficiência sejam respeitados e sua inclusão seja efetivamente uma realidade em nossa Nação.