O efeito do afeto no desenvolvimento das crianças.

Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação Juízes para a democracia.

Desde o século XVII que o médico americano Richard Button já apontava que a falta de cuidados com as crianças causavam depressão e ansiedade. Agora novos estudos médicos da Universidade da Califórnia atestam cientificamente que a falta de afeto e os maus-tratos provocam o mau funcionamento do cérebro.

O Congresso Nacional está sendo negligente e demorando muito a apreciar a lei que proíbe qualquer forma de violência contra as crianças brasileiras. O Projeto de lei que tramita nas duas casas legislativas tem encontrado resistência entre os parlamentares fundamentalistas que acham que o Estado não pode intervir na privacidade da família e deixam que a violência doméstica ocupe o primeiro lugar nos índices de violência contra crianças.

A chave mestra da educação capaz de garantir o desenvolvimento pleno de uma criança é o cuidado, o carinho e o amor. Essa máxima não é apenas uma questão de costume, mas uma necessidade de proteção á saúde e a visa das pessoas em desenvolvimento. Sem afeto as crianças constroem células cerebrais imperfeitas, têm sua inteligência afetada, cresce com menos empatia com as pessoas, têm mais propensão a ser viciado em drogas, além de poder ter problemas de saúde e mentais, com prejuízos na escolaridade e envolvimento em crimes.
Alguns usam até a Bíblia para justificar a violência contra crianças, utilizando o Provérbios 23:13 “Não retires a disciplina da criança, castigando-a com vara, nem por isso morrerá”. E em Provérbio posterior completa “Tu a castigará com vara e livrarás a sua alma do inferno”. Ora, só uma interpretação fundamentalista ousaria justificar a violência contra crianças com a palavra de Deus que é misericordioso. Na verdade a palavra vara tem o significado de justiça. Por isso o local onde funciona a Justiça é chamado até hoje de Vara Cível, Vara Criminal, etc.. Portanto, o que está escrito é que corrigirás o teu filho com Justiça e não com violência.