Uma campanha mundial para um ensino público de qualidade

Promovida no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em parceria com instituições como a ActionAid e a Unesco, a iniciativa “1Gol: Educação para Todos” está em mais de 60 países e conta com o apoio de personalidades do futebol

No mundo, estima-se que 72 milhões de crianças estão fora da escola, segundo dados da Unesco (2010). Aqui no Brasil, os números refletem uma realidade longe de ser satisfatória: somente 18% das crianças de zero a três anos de idade estão matriculadas em creches, de acordo com o Censo Escolar (2008). Com o objetivo de garantir educação pública de qualidade para todos, a organização sem fins lucrativos ActionAid, a Unesco e a Ação pela Cidadania apoiam a iniciativa mundial “1Gol: Educação para Todos”, parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA para divulgar mensagens no sentido de pressionar os governos a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos e garantir que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015.

No Brasil, as ações do “1Gol: Educação para Todos” são coordenadas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que conta ainda com apoio da organização ActionAid, da Associação Atletas pela Cidadania, do movimento Todos pela Educação, da Unicef e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O lançamento nacional será na Tribuna de Honra do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio, às 10h.

A ideia é aproveitar a proximidade da Copa do Mundo para formar uma rede de apoio à causa, que já soma mais de 60 países e diversas personalidades do esporte, da música e do cinema, além de autoridades públicas. No exterior, jogadores como Zinedine Zidane, Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Michael Owen e Eto’o defendem a campanha. Grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo também já aderiram à iniciativa. Sócrates, Zico, Júnior, Petkovic, Robinho, Basílio, Raí, Rivellino, Rogério Ceni, Gilberto Silva, Nilmar, entre outros gravaram depoimentos para o vídeo oficial, que será divulgado no dia 31. Os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral estão convidados.

A meta da iniciativa é atingir um milhão de assinaturas no Brasil, por meio de abaixo assinado virtual no endereço www.marque1gol.org.br, a favor de mais planejamento e investimentos para a educação pública. Para o Brasil, alguns dos pontos reivindicados são a efetivação da lei do piso salarial para os profissionais do magistério (nº 11738, de 2008), que tem sua constitucionalidade contestada por cinco governos estaduais; e melhor gestão e controle social do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. No ano de 2008, o país investiu 4,7 % do PIB; o padrão em países desenvolvidos é de 6,2%.

Para a coordenadora executiva da ActionAid, Rosana Heringer, como o futebol é paixão nacional, nada melhor do que ter grandes nomes do esporte chamando atenção para a melhora dos índices educacionais. Segundo o Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa (2009), dos 54% dos brasileiros que estudaram até o 5º ano do ensino fundamental, 10% são considerados analfabetos. No quesito leitura, o Brasil está entre os dez países com pior desempenho. “Educação é um dos temas da ActionAid e a consideramos um dos pilares na luta conta a pobreza. Por isso contamos com a população para pressionarmos os governantes a garantir um ensino público de qualidade para todos”, reforça Rosana.

Serviço

Local: Tribuna de Honra do Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)

Rua Professor Eurico Rabelo, Portão 15 – 5º andar – Maracanã

Horário: 10h

Data: segunda-feira 31 de maio

Sobre a ActionAid

Organização internacional sem fins lucrativos, trabalha há 37 anos pelo fim da pobreza. Está em 53 paises, beneficiando cerca de 25 milhões de pessoas. Em pesquisa divulgada pela ONU em 2007, a ActionAid foi avaliada como uma das 20 organizações sem fins lucrativos mais competentes do mundo.

No Brasil há 10 anos, atua em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em comunidade pobres. O trabalho é realizado em parceria com organizações locais das próprias comunidades. Ele se concentra em quatro principais áreas temáticas: alimentação, educação, participação democrática e direito das mulheres e afrodescendentes.

Mais informações:

FSB Comunicações

(21) 3206-5050

Nina Mansur – nina.mansur@fsb.com.br

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

(11) 3151-2333 / (11) 8793-7711 / (11) 8737-2011

Diones Soares – diones@campanhaeducacao.org