Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a Democracia.

 

O Rio de Janeiro sediará de 23 a 28 de julho a Jornada Mundial da Juventude, ocasião em que receberá cinco milhões de jovens de todas as partes do mundo. Será também a primeira vez que o Papa Francisco sairá de Roma para se hospedar na Cidade Maravilhosa. Todos estamos contentes e orgulhosos.

Contudo Francisco tem compromisso com a pobreza e seu Pontificado tem sido voltado para os humildes e oprimidos, e precisa saber que seu caminho está sendo construído com muito desrespeito e humilhação dos mais pobres dessa Cidade. Para estender o tapete por onde andará Sua Santidade, a Prefeitura do Rio está internando no campo de concentração de Antares 56 mil pobres retirados das ruas do Rio, conforme dados do Ministério Público.

O Senhor Bethlem, Xerife da Ordem Pública informa que já recolheu 785 crianças e adolescentes, que se encontram desaparecidos, muitas delas sendo procuradas por seus familiares, sem que sejam encontradas em lugar nenhum, segundo confessa em seu artigo “Não é prisão”, publicado em um jornal que apoia essa “higienização” da Cidade para os grandes eventos que se aproximam.

Recomenda-se, pois, que o Papa Francisco levante o tapete onde irá pisar pra tentar descobrir onde estão essas crianças recolhidas pelo Bethlem e Paes.  É bom tomar muito cuidado para não pisar no sangue dos inocentes. Outra recomendação é que Francisco pergunte ao Arcebispo Orani, que aqui vive com a missão de cuidar de todo esse Rebanho porque se cala diante dessa ação desumana e cruel.

A esperança é que os jovens de todas as nações que aqui vierem tragam o discurso do Cristianismo para ser implantado por nossos governantes, e ao partirem consigam plantar sementes de respeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Que dessas sementes germinem políticas públicas de respeito e dignidade às pessoas humanas em processo de desenvolvimento.