CRISTO E A MASSA MANIPULADA

Cristo e as massas manipuladas.

Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a Democracia.

 

O perigo da voz das massas é sua manipulação. Nesses tempos de mobilizações sociais coletivas reivindicando cidadania e melhores condições de transportes, saúde e educação é preciso evitar que a massa seja conduzida a desvios que podem macular o movimento. Exemplo disso é a infiltração de pessoas que danificam o patrimônio público e provocam arruaças desnecessárias.

Essa manipulação foi capaz de levar a massa a pedia a crucificação do próprio Cristo, Símbolo maior do Bem e do Amor. Passados esses primeiros momentos mágicos de resistência, outro perigo se apresenta que são os discursos falaciosos direcionados para uma pseudo mudança, mas que são incapazes de abolir a corrupção e a falta de ética na política. Sem cooperação para a solução dos graves assuntos pendentes que ascenderam a chama da revolta e motivaram os protestos.

A falta de compromissos com a verdade e o apego ao discurso enganador causam o mal estar da desconfiança e não leva à responsabilidade de mudança efetiva na busca de atendimento aos anseios populares. Por isso o poder social não pode descansar o Gigante não pode voltar a dormir, enquanto não for restaurada a moralidade na politica e na administração pública em geral.

É preciso estar atento e forte para evitar que o uso de métodos antigos de controle politico através do domínio dos meios tradicionais de comunicação e o fortalecimento do poder militar e os serviços de informação possam calar as vozes das ruas.

Se até bem pouco tempo o horizonte das revoluções atraia ambições e projetos, agora, o horizonte da rebelião se faz presente em cada esquina. A cidadania vota e se rebela ao mesmo tempo e o cidadão comum não pode mais recuar nos espaços ocupados para exigir permanentemente o respeito aos seus direitos de cidadania.

Esta entrada foi publicada em Opinião. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a CRISTO E A MASSA MANIPULADA

  1. Anônimo disse:

    Dr. Siro,
    Obrigada por suas palavras que expressam exatamente o que está ocorrendo no TJ/RJ. Convocaram 6 dúzia de gatos pingados, ou seja: um Cala a boca, e agora adiaram a posse destes para o final de Setembro/2013. É uma falácia este TJ. E os Comissários da Vara da Infância+Juventude+Idoso? 10 anos sem concurso para isto agora… E a permanência da vinculação da Vara do Idoso? Veja q até o Papa Francisco alertou para este descaso… Será q ninguém notou o q ocorre com os idosos aqui do Rio?
    Dr. Siro interceda pelos Comissários aprovados…é uma vergonha o q está ocorrendo.
    Grato.

  2. Anônimo disse:

    Necessário que seja esclarecida a situação dos Comissários da Vara da Infância + Juventude + Idoso:
    Até o presente momento foram convocados 44 comissários (conforme dado do próprio TJ/RJ) para todo o estado do RJ sendo que há 11 NURC, ou seja, a média é de 4 comissários por NURC. Cabe ressaltar que o Comissário é o auxiliar direto do Juiz para atuar em prol do IDOSO, da CRIANÇA e do JOVEM (3/4 da população – Ufa!). Há que se destacar, ainda, que o concurso anterior ao de 2012 ocorreu em 2002 (Isso mesmo! 10 anos sem concurso!).
    As denúncias estão ocorrendo!
    É importante dimensionar a carência com base em exemplos reais:
    1-Agora na JMJ, quando milhares de jovens chegarão ao Brasil, haverá apenas 1 Comissário no Galeão conforme nota no site da própria OAB/RJ
    TJ/RJ terá regime de plantão especial para Jornada Mundial da Juventude(Fonte: assessoria de imprensa do TJ)
    “O regime de plantão da Cejesp nos aeroportos está previsto para o período entre 19 e 29 de julho, com um juiz e um comissário, das 11h às 18h. O plantão judiciário da Capital será o responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos de Copacabana.”
    2- O 3º NURC é composto por 6 municípios (há ainda Areal e Levy Gasparian q TJ ignora e não contabiliza) e até agora foram chamados 5 comissários. Não há Comissários em todas as cidades, é só fazer uma continha! Gente… o Comissário é responsável por ¾ da população… Absurdo! 10 anos sem concurso e isso agora!
    3- O TJ/RJ em nota à OAB/RJ se comprometeu, em 14 de junho, que chamaria Comissários:
    TJ do Rio convoca 250 aprovados em concurso
    “(…)A administração do tribunal anunciou para breve a convocação de mais serventuários para os cargos de analista judiciário nas especialidades “psicólogo”; “assistente social”; “bibliotecário”; “técnico de comunicação social”; e “médico”, além de “comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso” e “Execução de Mandados”.”
    Passada a convocação de julho…nenhum comissário foi chamado…
    Os fatos são públicos: Em quem acreditar?
    Valeu a matéria!

  3. ANÔNIMO disse:

    Dr. Siro nos ajude nas convocações dos Comissários junto ao TJ/RJ.
    Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.