No Manicômio Judiciário Heitor Carrilho há 70 cidadãos (eram 74, já saíram 4) que não devem nada à Justiça, com alta médica e recomendação de tratamento médico familiar, e permanecem “presos” indevidamente por falta de políticas públicas na Capital e nos Municípios que os acolha e trate. Pior que isso, o Ministério Público já acionou o Estado e o Município para que os acolha e cumpram a Lei Anti-manicomial em vigor e o juiz da Vara da Fazenda Pública, sonsível a esse direito dos cidadãos privados de liberdade, alguns há mais de 25 anos, concedeu a liminar, e o Desembargador, apreciando recurso do Estado cassou a liminar, por entende…r que não há fumaça do bom direito. Não há mesmo, há um incêndio do bom direito, quando cidadãos que nada devem à Justiça permanecem escandalosamente privados da liberdade há mais de 25 anos. Esses homens e mulheres com seus direitos à liberdade e á saúde violados não incomodam a ninguem por isso ninguem se preocupa com eles. São “Amarildos” que a sociedade se descarta como a polícia do Rio está fazendo com os pobres e miseráveis sob o manto de uma vergonhosa política de segurança pública que muitos aplaudem e aprovam. Esses cidadãos precisam ser socorridos, mas não podem ir para a porta do Governador e do Prefeito reinvindicarem seus direitos. Precisamos socorrê-los e ser a Voz deles na sociedade. Liberdade para os doentes do Manicômio Heitor Carrilho já!

Outra agressão à Constituição.
“Ninguem pode ser preso sem que esteja em flagrante delito oui por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente.”
Fui informado pelas autoridades de saúde da Secretaria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária que há 110 pacientes, usuários de drogas, presas por ordem judicial, sem que tenham praticado qualquer crime, no Hospital Penal Psiquiátrico Roberto Medeiros, situado dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó.
Os pacientes estão privados de liberdade sem que tenham praticado crimes num estabelecimento penal. Isso não pode acontecer num Estado Democrático de Direito. A Constituição do Brasil está sendo rasgada e desrespeitada.