10409613_721248404602278_388000744800128385_n Preconceito é ignorância.
Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Coordenador Rio da Associação Juízes para a democracia.

Perdemos o nosso melhor e principal jogador em plena Copa do Mundo. A lesão do Neymar deixou-nos tristes e apreensivos. O futebol é um esporte de choques e lesões e sendo o crack da seleção é previsível que seja muito visado e até cassado em campo. O mesmo acontece com outros ídolos como Messi, Robben, Muller, e outros que se destacaram na Copa. A FIFA promoveu uma campanha de combate ao racismo e todas as outras formas de preconceitos. Uma campanha meritória e educativa, sobretudo tendo em vista os últimos acontecimentos quando atletas negros têm sofrido agressões e violências inadmissíveis.
Ocorre que o atleta colombiano Zuñiga que tirou Neymar da competição, assim como o próprio Neymar, é negro. E foi o que bastou para que os ignorantes de sempre tirassem suas máscaras nas redes sociais com frases como: “Aquele macaco daquele jogador colombiano merece sofrer pro resto da vida dele”; “Tudo um bando de macaco esses jogadores da Colômbia”; “Espero que esse macaco da Colômbia sofra uma punição”;
“Copa sem Neymar. Raiva desse macaco da Colômbia”.
Nossa seleção conta como as seleções de outros países, inclusive a Alemanha, com representantes de todos os povos que compõem a única raça que existe, os humanos que habitamos esse planeta. Qualquer tipo de ofensa em razão da cor da pele, da religião, da opção sexual além de ser crime é abominável e deve ser extirpada de nosso convívio. A campanha promovida pela FIFA deve ser replicada sempre e em todos os ambientes, inclusive e principalmente nas escolas e universidades.
É bom lembrar que teve repercussão mundial a resposta inteligente dada pelo nosso lateral Daniel Alves que ao ser atingido por bananas na Espanha, comeu-as, como se digere um ato de preconceito que não deve ser minimizado, mas mostrado ao agente que ele com esse ato se reduz a uma categoria de humanos não evoluídos, aquela que falta com o respeito aos demais. Todo jogador de futebol está sujeito a lesões, uma intencionais, outras não. Faz parte do jogo. Certamente que a entrada por trás do Zuñiga mereceria punição segundo as regras desportivas, mas daí a agredi-lo em razão de sua cor é não ter o espírito esportivo e valorizar uma lesão esportiva mais que a outra. Ora se uma mordida levou Suarez precocemente para casa, nossa vitória com os gols de Thiago Silva e David Luiz também mandaram os colombianos para casa.