PORQUE ADERI A LEAP PARA COMBATER AS CONSEQÜÊNCIAS DAS DROGAS

PORQUE ADERI A LEAP, LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS PARA EVITAR OS DANOS QUE O ABUSO CAUSA NAS FAMÍLIAS.

SIRO DARLAN, DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO E MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA.

DURANTE 14 ANOS FUI JUIZ DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO, ALÉM DISSO TAMBÉM FUI JUIZ DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS. FILIAVA-ME DENTRE AQUELES QUE DEMONIALISAVAM AS DROGAS E OS TRAFICANTES. TESTEMUNHEI QUE NADA SE FAZIA EM MATÉRIA DE SAÚDE PÚBLICA PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DAS DROGAS. OUVI DE AUTORIDADES PÚBLICAS A AFIRMAÇÃO DE QUE ALÉM DE SER MUITO CARO O TRATAMENTO NÃO HAVIA NENHUMA FORMA DE PROTEGER AS CRIANÇAS DAS INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS. EXPERIMENTEI ATITUDES RADICAIS COMO A DE MANDAR PRENDER OS MÉDICOS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS QUE SE RECUSAVAM A ATENDER CRIANÇAS VÍTIMAS DO USO DA COLA DE SAPATEIRO E OUTRAS DROGAS.
TODA ESSA LUTA DESAGUAVA NA FALTA DE INTERESSE EM OLHAR PARA ESSA QUESTÃO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. PIOR QUE ISSO O “COMBATE ARMADO” AOS VENDEDORES DE DROGAS INTERESSAVA SOB O PONTO DE VISTA ECONÔMICO, POIS ALIMENTAVA A CORRUPÇÃO POLICIAL E COMO BEM MOSTROU A ARTE CINEMATOGRÁFICA RECENTE PASSAVA PELOS INTERESSES POLÍTICOS. A ÚLTIMA INCURSÃO NO MORRO DO ALEMÃO COM OS POLICIAIS PORTANDO MOCHILAS MOSTROU A TODOS OS QUE QUIZEREM ENXERGAR A CUMPLICIDADE DE POLICIAIS COM O TRÁFICO QUE LHE RENDE JUROS ALTOS. MOCHILAS FORAM ALIMENTADAS COM OURO, DINHEIRO E COCAÍNA SEGUNDO INFORMAM ALGUNS POLICIAIS QUE TESTEMUNHARAM ESSES FATOS E COMO RELATARAM ALGUNS MORADORES MAIS DESTEMIDOS.
VI ENTÃO QUE COMBATIA O MAU COMBATE E ESTAVA ILUDIDO COMO A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUE ESTUDAM NA CARTILHA DOS GRANDES VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, PRINCIPAIS INTERESSADOS NA MANUTENÇÃO DO STATUO QUO. DESSA FORMA PASSEI A ME FILIAR DENTRE AQUELES QUE PREFEREM A VERDADE DOS FATOS A VIVER NUMA ILUSÓRIA HIPOCRISIA. E A PROIBIÇÃO PURA E SIMPLES SÓ INTERESSA ÀQUELES QUE FINGEM COMBATÊ-LA. CONCLUÍ QUE O CAMINHO DA EDUCAÇÃO É O MELHOR E MAIS RESPONSÁVEL. DAÍ PORQUE ME FILIEI À LEAP PARA DEFENDER A LEGALIZAÇÃO DA VENDA DAS DROGAS COM ALTA TRIBUTAÇÃO CARIMBADA PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ESCLARECIMENTOS AOS USUÁRIOS COMO UMA FORMA RESPONSÁVEL E EFICIENTE DE IMPEDIR QUE A CORRUPÇÃO POLÍTICA E POLICIAL CONTINUE SE ALIMENTANDO DESSA GUERRA SUJA E HIPÓCRITA E QUE A FALTA DE ORIENTAÇÃO E APOIO CONTINUE MATANDO TANTOS INOCENTES.

Esta entrada foi publicada em Opinião. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a PORQUE ADERI A LEAP PARA COMBATER AS CONSEQÜÊNCIAS DAS DROGAS

  1. RibRJ disse:

    Parabéns Dr. Darlan. Parabéns pela coragem de assumir e defender sua posição. Cada vez mais a sociedade vai quebrando seus tabus e caminhando para soluções mais inteligentes das que aplicamos há décadas!

  2. Fernando disse:

    Muito bom texto. Está mais do que provado que a proibição está ligada a interesses econômicos, pessoais e políticos. Só quem não quer ver não aceita que tirando esse produto altamente rentável, que são as drogas ilícitas (porque nossa sociedade já está submersa em drogas lícitas como café, aspirina, ansiolíticos, além do tabaco e o álcool), das mãos dos que estão à margem da lei poderemos combater o crime por sua economia.

    VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA.

  3. Renato disse:

    Parabéns pela coragem de assumir os erros passados e mudar de oipinião publicamente. Por essa e por outras que acredito que o fim da idiotice da “guerra as drogas” está perto do seu final.

    Após todos esses os anos e os trilhões investidos NENHUM país do mundo conseguiu resolver o problema, o poder das organizações criminosas e os usuários apenas se multiplicaram de lá pra cá.

    Enquanto continuarmos a fazer a mesma coisa continuaremos tendo os mesmo resultados, ou seja enquanto continuarmos com tratando isso com essa política miope as organizações criminosas se tornaram mais poderosas e continuaremos a ter mais e mais usuários de drogas.

  4. Bruno Rossi disse:

    Gostaria de parabenizá-lo pela manifestação lúcida a respeito de um problema que definitivamente só pode ser resolvido com a mudança de posturas e a efetiva adequação das normas.
    A descriminalização é um caminho que inevitavelmente precisamos trilhar.

    “SAPIENTIS EST MUTARE CONSILIUM”- “É próprio do sábio mudar de opinião.”

  5. Sandro Mendes disse:

    LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS ?
    CONCORDO QUE O COMBATE ESTA LONGE DO IDEAL, MAS JÁ QUE O COMBATE NÃO É O CORRETO (TAMBÉM NÃO SEI QUAL A MANEIRA IDEAL DE COMBATER ESTE PROBLEMA) VAMOS LIBERAR O USO ? É ISSO ? ENTÃO TÁ BOM ASSIM !
    OK, ENTÃO ALGUMA DÚVIDAS QUE ME SURGEM !
    VAMOS AUMENTAR (CRIAR) O NÚMERO DE CLÍNICAS DE TRATAMENTO ?
    VAMOS CRIAR UMA OPERAÇÃO SIMILAR AO LEI SECA ?
    VAMOS FAZER CAMPANHAS SIMILARES AO PROIBIÇÃO DO FUMO ?
    TEREMOS PATROCÍNIO DE GRANDES EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS ?
    MEU (O SEU) TIME SERÁ PATROCINADO POR QUAL TIPO DE DROGA ? COCAÍNA, MACONHA, CRACK ?
    NAS ÁREAS NOBRES A VENDA IRREGULAR SERÁ PROIBIDA ?
    DE QUANTO SERÁ O PERCENTUAL DO AUMENTO DE CRISES DE FAMÍLIA OCORRIDO POR CONTA DA LIBERAÇÃO DAS DROGAS ?
    NOS BARES, RESTAURANTES E HOTÉIS TEREMOS O ESPAÇO APROPRIADO PARA O USO DO “PRODUTO” ?
    SEI NÃO HEIN, NÃO SOU ESPECIALISTA DO ASSUNTO, O MÁXIMO QUE FAÇO É BEBER CERVEJA, E MESMO ASSIM POUCO, PORQUE SENÃO ME CAUSO PROBLEMA PRA MIM MESMO.
    DO MESMO JEITO QUE ACREDITO QUE OS RESPONSÁVEIS PELO COMBATE AO USO DE DROGAS DEVEM REPENSAR E REVER A MANEIRA COMO O FAZEM, ACREDITO TAMBÉM QUE ESTAREMOS DANDO UM PASSO MUITO MAIOR DO QUE AS PERNAS LEGALIZANDO O USO DAS DROGAS

  6. Bruno disse:

    Parabéns pela postura ética e humanista. Nunca entendi como as pessoas não conseguem enxergar a relação entre a violência e a proibição.

    As pessoas parecem ter medo que se for regulamentado vai ser um oba oba e todo mundo vai morrer de overdose – o que não faz o maior sentido – sempre pergunto na sequencia:

    Se legalizarem as drogas, você vai começar a usar? NÃO é a resposta comum a todos e mesmo assim ainda acreditam na explosão do consumo.

    Eu sei que a mudança é lenta – mas espero viver em um mundo onde se meu filho tiver problemas com drogas ele tenha acesso a tratamento e não a cadeia. Eu já educo meus filhos para serem responsáveis e sei que dificilmente irão abusar das drogas – mas NUNCA serei capaz de impedi-los de experimentar caso queiram. Nem eu, nem o estado com esta lei absurda e anti-constitucional.

    O brasileiro tem mania de gostar do “estado babá” que fica dizendo o que ele pode ou não pode fazer. O estado tem que punir os crimes e não ficar se metendo na vida dos outros.

    Mas uma coisa que sempre me vem a cabeça. Digamos que “do dia pra noite” regularizem a situação: o que fazer com os milhares de brasileiros presos injustamente no passado?

  7. douglas disse:

    Concerteza a reflexão sobre novas perspectivas permitirá que novas alternativas sociais sejam pensadas .

  8. Cacá R. Müller disse:

    Prezado Siro,

    Meus sinceros parabéns pela posição vanguardista e consciente que adota a respeito da legalização de certas substâncias tidas como “drogas”. A própria definição do que é “droga” ou não já dá um grande debate, mas a idéia de legalizar com enfoque no controle dos usuários e da contraprestação tributária já é um grande avanço.

    Assino uma coluna semanal no Hempadão, um blog a favor da legalização da maconha. Gostaria de deixar um espaço aberto no meu editorial sempre que desejar publicar algo por lá.

    Meus parabéns, mais uma vez!

  9. Mr. Grower disse:

    APOIADO VOSSA EXCELÊNCIA. Enfrentar de frente o problema e sem hipocrisia é o melhor caminho. Até quando vamos perder nossas crianças para o tráfico?

  10. usuario disse:

    ola siro darlan parabens pela clareza sua na questao relacionada a saude publica e drogas, tirando a fonte da corrupçao e da violencia da nossa sociedade.

    Autocultivo para Autoconsumo em relaçao a planta cannabis e outras que nao precisam ser manipuladas para uso.

    liberar o uso medicinal e industrial importante para economia.

    Olhe esse site, THC CURA O CANCER

    http://phoenixtears.ca/

  11. Felipe disse:

    Siro Darlan, Temos que legalizar a Cannabis, ela é a cura para o Crack.

    Parabéns pelo ponto de vista, fico muito feliz de um juíz poder ver as coisas como elas realmente são, como nós da classe média e baixa vemos… “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” Temos que descriminalizar o usuário, e em seguida legalizar… O Mercado de Drogas é o mercado que rende mais dinheiro no MUNDO todo. com certeza se injetarmos todo lucro na saúde/educação nós veremos a diferença!!!

    Nossos irmãos de Lingua [Portugal] estão na nossa frente, por lá legalizaram todas as drogas, e o consumo caiu ao contrário de todos os outros países da Europa.

    Maconha como porta de entrada? (conservadores defendem esse ponto de vista sem nenhum embasamento teórico)
    R: A verdadeira porta de entrada para outras drogas é a proibição.

    PAZ E AMOR!

    Café matou em 2010 – 10.000 pessoas
    Açucar matou em 2010 – 30.000 pessoas
    Dorflex matou em 2010 – 50.000 pessoas
    Maconha matou em 2010 – ZERO pessoas

    como podem ver,
    até o Bacon Mata mais.

    ABAIXO AO BACON!

    felipemignon

  12. ronald braga disse:

    parabens pela decisao,
    agora estamos aguardando suas propostas para tentar diminuir a violencia cuasada pela proibição das drogas.

  13. Elros Cyriatan disse:

    Prezado Sr. Darlan,

    Gostaria de manifestar meu apreço, não somente pela sua mudança de postura, quanto pela publicação dessa mudança.

    É de suma importância que pessoas públicas de conhecidamente de boa orientação, como o senhor, se mostrem a favor da legalização.

    Caloroso abraço,

    — Elros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.